Oi

Image Map

BANKAI

domingo, 25 de fevereiro de 2018

PIANISTAS MAIS FAMOSOS DO JAZZ

3 PIANISTAS FAMOSOS DO JAZZ


Bill Evans:

William John Evans (1929 - 1980) foi um americano de jazz pianista e compositor que trabalhou principalmente em um cenário trio. O uso da harmonia impressionista por Evans, a interpretação inventiva do repertório de jazz tradicional, bloquear acordes e marcas ritmicamente independentes, as linhas melódicas "cantando" continuam a influenciar os pianistas de jazz de hoje. Bill nasceu em Plainfield , Nova Jersey, em 1929, foi treinado de forma clássica e estudou na Universidade Southeastern Louisiana e na Mannes School of Music , lá ele se formou em composição e recebeu o Diploma de Artista. Em 1955, mudou-se para a cidade de Nova York, onde trabalhou com o líder da banda e o teórico George Russell . Em 1958, Evans se juntou ao sexteto de Miles Davis , onde ele teria uma profunda influência. Em 1959, a banda, depois imersa em jazz modal , gravou Kind of Blue , o álbum de jazz mais vendido de todos os tempos. Durante esse tempo, Evans também estava brincando com Chet Baker para o álbum Chet.



David Brubeck:

David Warren Brubeck (1920 - 2012) foi um pianista e compositor de jazz americano, considerado um dos principais expoentes do jazz legal . Ele escreveu uma série de padrões de jazz, incluindo " In Your Own Sweet Way " e "The Duke". O estilo de Brubeck variou de refinado a bombástico, refletindo as tentativas de sua mãe de treinamento clássico e suas habilidades de improvisação. Sua música é conhecida por empregar assinaturas do tempo incomum , e sobrepondo ritmos, medidores e tonalidades contrastantes .Sua longa data parceiro musical, saxofonista Paul Desmond , escreveu a melodia do saxofone para melhor peça lembrado de Brubeck Quartet o Dave, " Take Five ", que está no 5 4 tempo e sofreu como um clássico do jazz em um dos Álbuns de jazz mais vendidos, Time Out . Brubeck experimentou com assinaturas de tempo ao longo de sua carreira, gravando "Pick Up Sticks" , " Unsquare Dance ", "World's Fair", e " Blue Rondo à la Turk ". Ele também era um compositor respeitado de música orquestra e sagrada e escreveu faixas sonoras para a televisão, como o Sr. Broadway e a minissérie animada This Is America, Charlie Brown .



Oscar Peterson:

Peterson nasceu de imigrantes das Índias Ocidentais ; seu pai trabalhou como porteiro da Canadian Pacific Railway . Peterson cresceu no bairro da Pequena Borgonha em Montreal , Quebec. Foi neste bairro predominantemente negro que ele se encontrou cercado pela cultura de jazz que floresceu no início do século XX. Com cinco anos de idade, Peterson começou a aperfeiçoar suas habilidades com trompete e piano. No entanto, um ataque de tuberculose quando ele tinha sete anos impediu-o de tocar a trombeta novamente, então ele dirigiu toda a sua atenção para o piano. Seu pai, Daniel Peterson, trompetista amador e pianista, foi um dos seus primeiros professores de música, e sua irmã Daisy ensinou o jovem piano clássico do Oscar. Peterson era persistente em escalas práticas e estudos clássicos diariamente, e desenvolveu seu virtuosismo graças a uma prática tão árdua. Oscar Emmanuel Peterson (1925 - 2007) foi um pianista e compositor de jazz canadense . Ele foi chamado de " Maharaja do teclado" por Duke Ellington , mas simplesmente "OP" por seus amigos. Ele lançou mais de 200 gravações, ganhou oito Grammy Awards e recebeu inúmeros outros prêmios e honras. Ele é considerado um dos maiores pianistas de jazz, e jogou milhares de shows em todo o mundo em uma carreira com mais de 60 anos.

2 comentários:

SAXOFONISTAS MAIS FAMOSOS DO JAZZ

3 SAXOFONISTAS FAMOSOS DO JAZZ James Carter: James Carter (Detroit, 3 de Janeiro de 1969) é um saxofonista de jazz norte-american...